Memória do D&G

Começando...

Na década de 1990, o professor Sebastião Josué Votre, estimulado pela professora canadense Dianne Vincent, criou um grupo mais especificamente voltado para investigações funcionalistas sobre o relacionamento Discurso e Gramática (D&G), nome que adotou para o novo projeto. Esse grupo inspirou-se princialmente nas ideias de Sandra Thompson, Wallace Chafe e Talmy Givón.
O Grupo Discurso & Gramática é uma comunidade acadêmica orientada pela vertente funcionalista dos estudos linguísticos, liderada nos Estados Unidos por Talmy Givón, Sandra Tompson, Elizabeth Closs-Traugott, Paul Hopper, Joan Bybee, e na Alemanha por Christian Lehmann, Bemd Heine e Tania Kuteva.     As atividades desenvolvidas centram-se nas questões do uso da língua portuguesa, em suas distintas modalidades, registros e gêneros, seja na sincronia atual, seja em sua trajetória ao longo dos séculos.
Os pesquisadores do grupo vêm publicando, desde o início da década de 1990, livros e artigos na área de linguística funcional , com especial atenção para os processos de mudança linguística e gramaticalização, buscando, não apenas divulgar os fundamentos teóricos funcionalistas, mas também apresentar novas propostas de análise acerca do português brasileiro e de línguas antigas como o grego e o latim.
Desde 1996, o Grupo de Estudos Discurso & Gramática promove anualmente seminários com o objetivo de os pesquisadores das três universidades exporem suas pesquisas e discutirem seus resultados, promovendo a necessária unificação do grupo. Além do desenvolvimento de estudos científicos o Grupo D&G atua na coleta, organização, e armazenamento eletrônico do banco de dados intitulado Corpus Discurso & Gramática - a língua falada e escrita, referentes às cidades do Rio de Janeiro, Rio Grande, Juiz de Fora, Natal e Niteroi.


Em Niteroi, na UFF...

O Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFF vem desenvolvendo, desde 1997, pesquisas dos fenômenos relativos à continuidade, variabilidade e mudança morfossintática na língua portuguesa.  Desde sua criação, o grupo vem formando jovens cientistas, mestrandos e doutorandos, com o registro de três premiações na Jornada de IC da instituição, além de várias indicações entre os 10 melhores trabalhos da área de Letras e Linguística. 
No ano de 2012, o D&G - UFF realizará seu I Simpósio, Perspectivas Teórico-metodológicas da Teoria Funcionalista: Refinando Pressupostos e Procedimentos. Neste simpósio, nosso objetivo é reunir pesquisadores de distintas e prestigiadas instituições do país que lidam com a investigação funcionalista de vertente norte-americana.
O evento congrega UFF, UFRJ, UFRN, UFMG, UFJF, USP e UNESP, constituindo-se em espaço acadêmico capaz de ensejar a reflexão e o refinamento de pressupostos teóricos e de procedimentos metodológicos que têm ocupado a mais recente agenda de trabalho dos que se voltam para a descrição e a análise de aspectos funcionais da linguagem.
Além de pesquisadores mais experientes, o I Simpósio recebe doutorandos, mestrandos e graduandos, reunindo, assim, investigadores de distinta experiência com o aparato teórico-metodológico funcionalista, na saudável troca que deve pautar a atividade de pesquisa. 
Ainda em 2012, inicia-se outra etapa expressiva das pesquisas do grupo, uma vez que sua líder venceu o Edital "Cientistas do Nosso Estado" da Faperj, o que trará recursos financeiros expressivos, durante 36 meses, no fomento das atividades acadêmicas do D&G-UFF.   



Publicações  

O Grupo D & G no ano de 2003 lançou "Linguística funcional - teoria e prática". Em 2005, foi lançado "Gramaticalização", pela Editora da UFRJ. Em 2008, foi lançada pela Editora Contexto a obra "Manual de Linguística", produção do Grupo D&G. Ainda em 2008, foi publicada a coletânea "Pesquisa em linguística funcional: convergências e divergências", organizada por Oliveira e Rosário e publicada em 2009 pela Léo Christiano Editorial. 
Em 2012, o grupo lançará uma coletânea sobre adverbiais, editada pela Eduff, com os resultados mais expressivos da pesquisa até agora empreendida. A obra venceu o edital Coleção Ensaios, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, em 2011.

   

Eventos internacionais  

Em 2007, o D&G inovou com a organização de eventos internacionais recebendo na UFRJ a professora Tânia Kuteva (Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf), que proferiu palestras e minicurso; e, no mesmo evento, os professores Elizabeth Closs Traugott (Universidade de Stanford) e Bernd Heine (Universidade de Colônia), que participaram do XII Seminário Nacional e do  I Seminário Internacional do Grupo Discurso & Gramática. 
Em 2009, O D&G organizou, em Natal (UFRN), o II Seminário Internacional: A Linguística Funcional em Perspectiva, recebendo o professor Christian Lehmnan (University of Erfurt). O evento foi composto, também, da apresentação de inúmeros trabalhos de integrantes do grupo vindos de outros estados, além de dois minicursos oferecidos pelos professores Lehman e Mariangela Oliveira (UFF). 
Em 2011, o grupo sediou o XVI Seminário Nacional e o III Seminário Internacional do D&G, com a participação da profa. Joan Bybee (University of New Mexico), que ministrou minicurso Linguística funcional e cognição. 
Em 2012, o grupo organizou, na UFRN, o IV Seminário Internacional. Participaram do evento pesquisadores da UFRJ, UFF, USP, UNESP, UFPE, UFPB e UERN. Este ano, o Seminário contou com a presença do professor Dirk Nöel, da Universidade de Hong Kong, que ministrou o minicurso Gramaticalização e Gramática de Construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário